Bem vindo quem vier por bem!

sábado, 10 de dezembro de 2011

Kiwanos



A pedido de algumas pessoas aqui vai a informação integral sobre os kiwanos.-Wikipedia: Kiwano

 

 

 

 

"Descrição

 A sua forma assemelha-se a um pequeno melão oval, com espinhos grossos. Quando se encontra maduro, a casca possui uma cor alaranjada. A polpa, ligeiramente pegajosa, é verde, com laivos de amarelo, contendo sementes de tonalidade branca, semelhantes às de um pepino. Quando é colhido verde e amadurece fora da árvore, possui um sabor semelhante a uma mistura de pepino e kiwi. Quando é colhido maduro, possui um sabor semelhante ao da banana. A sua estrutura assemelha-se de certa forma à do maracujá e à da romã. O seu comprimento situa-se entre os 10 e os 15 cm, quando completamente desenvolvido, variando o seu diâmetro entre os 8 e os 10 cm.

Produção

É cultivado principalmente no sul e no centro do continente africano e também nos Estados Unidos, em Israel, no Quénia, na Nova Zelândia e, mais recentemente, também na Itália, em Portugal e na Alemanha.

Consumo

O pepino africano é normalmente consumido como sobremesa. É um fruto de efeito visual atraente, dado o contraste entre a casca laranja com espinhos e o verde translúcido da polpa. É consumido cru, com a ajuda, por exemplo, de uma pequena colher. É possível cortá-lo tanto de forma transversal como longitudinal, dependendo da forma como se pretende apresentar no prato, ou da forma como se pretende consumir. Pode também ser utilizado como xarope para uma salada de fruta.
No estado selvagem, o pepino africano contém vestígios de cucurbitacinas, que o tornam extremamente amargo. Esses compostos são tóxicos para os mamíferos e podem provocar vómitos, cólicas e diarreias. Porém, os pepinos africanos cultivados, encontrados no mercado, não contêm cucurbitacinas e não são tóxicos nem amargos.

Cultura

Um chifrudo cultivado em Portugal
As temperaturas óptimas de germinação das sementes de pepino africano situam-se entre os 20 °C e os 35 °C. A germinação é atrasada a temperaturas de 12 °C e impossível a temperaturas inferiores a 12 °C ou superiores a 35 °C.

Conservação

Não deve ser conservado refrigerado, uma vez que se deteriora mais facilmente em ambientes frios.
Dura muito tempo armazenado, mantendo-se em bom estado de consumo durante meses. As temperaturas óptimas para a sua conservação situam-se entre os 20 °C e os 24 °C."



Eu ainda estou a aprender sobre estes frutos, mas para dizer a verdade não estou muito tentada em comê-los....



***



5 comentários:

  1. Realmente não parecem lá muito tentadores...mas são exóticos e diferentes
    Obrigado pela explicação

    Cumprimentos

    Inácio Martins

    ResponderEliminar
  2. Oi Bia, eu tinha curiosidade sobre esse fruto tão diferente, por aqui nunca vi, obrigada pelas informações.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  3. Lembra-se que me pediu que fizesse um novo post sobre Kiwanos? Claro que toda esta informação foi retirada da Wikipédia... pode encontrar muito mais se o desejar. Se eu conseguir sementes... guardo umas quantas para a Fátima. Combinado?

    ResponderEliminar
  4. Oi Bia!
    Mas que interessante... nunca tinha ouvido falar! Aposto que daria certo aqui no Brasil.
    Bjo!

    ResponderEliminar
  5. ola parabens pelo blogue

    Deixo aqui o meu blogue para quem estiver interessado em conhecer novos frutos exóticos.

    http://physalisperuvian.blogspot.com/

    Parabens

    ResponderEliminar